Tuesday, April 19, 2005

pequena história

hoje o meu stor de guitarra pedir-me pa inventar uma história sobre uma musica... dizer o que aquela musica que me fazia lembrar... na atura não me saiu nada... estava à pouco a tocar, mas continuava sem uma ideia exacta para a história.
o objectivo de escrever, ou inventar, a história é para transmitir mais sentimento à musica quando a toco. aquela música é uma lamuria muito bonita, calma, em modo menor, que me faz lembrar as gotas da chuva a caiem lentamente pelo vidro da janela. Lá fora sopra um vento frio, que gela tudo à sua passagem, e a árvore já despida vai deixando cair a sua ultima folha castanha de outono. É Inverno, mas não o devia ser. Está frio e chuva. As árvores não têm folhas e todos os animais estão recolhidos nas suas tocas. Eu estou à janela.
1, 2, 3, 4.... começo a contar as gotas da chuva que escorrem... desvio o olhar da janela e remecho na lareira onde arde um troco já quase todo feito em brasas. Está a aquecer o ambiente, e mais socegada volto a minha atenção para a janela. 5, 6, 7... há algo com o número sete que me deixa intrigada... na aparelhagem toca uma musica ambiente velhota... é de 1940 e aplica-se ao dia na perfeição. é uma musica em modo menor, para guitarra, tocada de modo que parece que a guitarra chora.
o vento sopra lá fora com mais intensidade e a musica começa a parte mais agitada.
estou a ficar com sono, e o reverendo Bonifácio que dormitava no meu colo acordou com o vento. acaricio-lhe o pelo como sempre. estranho efeito calmante tem o fazer festas a um gato. é perfeito.
encolho-me na minha manta. o vento abrandou e a chuva está quase a para. na aparelhagem soam agora armónicos calmos tirdos lentamente à guitarra.
deito-me no chão em frente à lareira, olhando para o fogo. adoro o fogo. é lindo e cativante. é como se nele todos os problemas desaparecessem, consumidos pela chama destruidora.
oiço o ultimo acode de musica, mas já é longe...

No comments: