Friday, March 04, 2005

passado..

só existe passado.
não ha qualquer necessidade de se falar no presente, passado e futuro. tudo é uma ilusão e só o passado real. o futuro é algo que esperamos que aconteça, mas nunca sabemos se vai existir. se morrer aki e agora acabou. já é algo do passado e já não ha futuro possivel.
o agora que acabei de escrever já não é mais agora mas sim um passado, próximo, mas passado...
o presente não é mais que um milesimo de milesimo de segundo é uma fracção de tempo tão pequena que é despresível, donde só fica o passado, grande e eterno.
"Por isso quando dizem n penses nisso, já passou é o passado. pensa no agora e no futuro" - vem-m a cabeça a questão como??? td n passa duma dura ilusão onde me encontro integrada...
e essa a verdade.
nua e crua.
nada mais.
acabou.

4 comments:

blobberblogger said...

o passado por ser um facto adquirido tende a ser o refugio das nossas fantasias expressionistas, ansiando a estabilidade k a rapidez do agora e a bruma do amanhã n nos garantem.
o agora é um momento fugidio k escorre entre os nossos dedos. Não te podes esquecer k o passado existe porque foi filtrado por um presente, construido na imagem longinqua de um futuro. td é relativo!

pedromts said...

Ah sim, isso é verdade, tudo é relativo!

Parece um comentário muito supérfluo mas não o é.

Estamos pendurados entre o passado e o futuro...

Anonymous said...

Também sou um desses que consideram o presente uma porção temporal desprezável, ou até uma coisa que não existe.Mas agora que escrevia isto veio-me à cabeça o oposto...
O presente é tudo. O presente está presente no futuro e no passado, e por isso é que praticamente não existe no presente.
O presente é uma constante. Todo o passado é conservado graças à existência de um presente. Se não existisse presente, seria impossível termos noção da existência de um passado, porque este não teria existência no nosso espírito, logo, nas nossas acções. (É tudo relativo, e acima de tudo a noção destes três tempos, que talvez nos limitem demasiado, como se a minha estupidez/limitação hereditária não bastasse).

A ausência de presente implica a ausência de passado. E a ausência de passado e presente implicam obrigatoriamente a ausência de futuro. Pode-se dizer que o presente é a semente do passado, e o futuro é o fruto da árvore temporal. Sendo assim, do presente nasce o passado, e de ambos surge o futuro. Estranho como deste ponto de vista o passado e o futuro surgem do presente (talvez a diferença entre pasado e futuro seja somente a sua nomenclatura).

Acho que não disse coisa com coisa...mas a realidade é que o presente e o passado afectam-nos de tal maneira que condicionam inevitavelmente o futuro. Um fruto suculento, ou um fruto apodrecido....eis o futuro, agora colham-no e saboreiem o néctar(quase se mastiga!), ou cuspam-no com ar de reprovação.
(o presente é a causa, logo aquilo que devemos ter em conta em primeiro lugar...)

Cheshire

Anonymous said...

claro...obviament.....lógico k concord!
mas ex tip d pensaments sao o tip d pensaments keu farto m d ter, ams penso....serei parvo?mais ninguem pensa nist alem d mim!algo esta errad, mas dps aparecem almas como a tua(alma?no outro dia dix k era o mundo, entao serao almas, corpos, (humanos e n humans....celestiasi tbm,(ja n s incluem em mundo, mas pront)))k fazem c k pareça mais normal!
e agr um pouco d ...sei la...kualker coisa.....
so o paxad e exist....., e agr k olhas po paxad vês k fizest ist, akilo e akuloutro, mas, exes akilos, istos, e akuloutros foram feits num determinad moment(present), so, atraves do present constrois o paxad.......e agr encravei...sei k tinha alg mais a dizer mas....eclipsou s!...
fika pa outra altura!
JP